Guia para as primeiras semanas:
É fácil para quase qualquer pessoa se apaixonar por um cãozinho. Mas é preciso uma pessoa especial ou família para adotar um animal adulto. Você verá que há muitas vantagens em adquirir um cão adulto. O amor e companheirismo que vocês vão compartilhar são apenas o começo.
Com um filhote, você não pode saber o quão grande ele vai se tornar, ou que tipo de disposição que ele terá. Com um adulto - ou quase adulto, o que você vê é o que você tem! No entanto, é importante lembrar que o que você não vê é o passado seu animal de estimação novo. O cão pode ou não pode não ter sido treinado e certamente aprendeu a viver em ambientes diferentes. Seja paciente e dê-lhe tempo para se acostumar com seu estilo de vida.
Em casa finalmente
Em seu primeiro dia em casa, mostre-lhe onde ele vai dormir, onde a água está sempre disponível, quando e onde ele será alimentado. Se ele é um cão de interior, leve-o para fora em intervalos frequentes (a cada hora ou duas) para que ele possa se aliviar. Até que ele descobra a rotina nova você terá de ser muito atencioso. Erros vão acontecer, especialmente durante os primeiros dias, quando o cão se sente estranho em seu novo ambiente. Se o cão comete um erro, firmemente diga "Não!" e leve-o para fora imediatamente. Você deve pegar o cachorro no ato de seu erro, para que a correção seja eficaz. Poucos minutos depois é tarde demais.
Período de adaptação
Durante a primeira semana espere por problemas ocasionais. Ele precisa ser tratado com bondade vigilante. Antecipar os problemas antes que eles ocorram. Não deixe itens tentadores, como sapatos, roupas, bolsas ou pratos dentro do alcance do cão.
O meu tempo é o seu tempo
Planeje gastar tempo com o novo membro da família. Ele irá apreciá-lo e responder calorosamente. Longas caminhadas, períodos de jogo, ou apenas estar juntos vai fazer ele se sentir feliz e seguro. Muitas famílias acham que o melhor momento para adquirir um novo animal de estimação é durante as férias em casa, quando eles têm tempo para passar com ele.
Crianças e os cães
As crianças sempre ficam animadas quando há um novo animal. Não permita que elas o esmaguem de tanto carinho. Elas devem ser ensinadas a brincar suavemente com ele, e nunca perturbá-lo quando estiver dormindo ou comendo. A supervisão dos pais é importante.
Me chame pelo meu nome correto
Você provavelmente já deve ter dado ao seu cão um novo nome. Use-o com freqüência e tente sempre associá-lo com coisas boas: aprovação, carinho e diversão.
Eu não sou apenas eu mesmo hoje
O seu novo animal de estimação podem ter problemas de timidez, ansiedade, inquietação, agitação, choro ou latir. Os sintomas físicos podem incluir beber água excessivamente, micção frequente, diarreia ou perda de apetite. Se algum destes sintomas durarem mais de alguns dias, chame seu veterinário.
Seu desejo é meu comando
Seja consistente. Decida sobre as regras e cumpre-as. Se você alterar as regras, o cão vai se confundir.Não permita que ele faça alguma coisa por uma vez, mas que na próxima você o proíba de fazer o mesmo.
Formação básica
Treinamento de obediência pode ser muito útil para o cão adulto e para você. No entanto, não é o mesmo que treinar um cachorro sem treinamento prévio. Você pode treinar o cão sozinho ou levá-lo para uma classe de obediência com um instrutor qualificado. Espere após a primeira semana para começar o treinamento formal. O período de formação pode ser uma boa maneira de criar um forte vínculo entre você e seu cão. Além disso, o cão pode aprender o que você espera dele e como ele pode te agradar. Ambas as coisas são muito importantes para ele.
Membro da família
A maioria dos cães se ajusta rapidamente às suas novas famílias dentro de uma semana ou duas. Alguns levam mais tempo. Na maioria dos casos, o cão será um membro bem-ajustado da família dentro de um mês. Na verdade, você poderá achar difícil lembrar de uma época em que ele não era parte da família.
Texto original (em inglês): http://www.healthy-dogs.net/adoptadultdog.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário